sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pra fechar a semana:Um desabafo

Pensei várias vezes se deveria comentar sobre essa coisa triste, que foi ver as imagens dos passageiros sendo agredidos no Rio de Janeiro, mas o silêncio é uma espécie de comodismo e conviver com a falta de educação que nos rodeia, esta cada vez mais difícil.
Como vimos nas imagens, são trabalhadores que vivem em regiões esquecidas pelos nossos governantes, e sem condições de se locomoverem por recursos próprios, se sujeitam e se arriscam nos precários transportes públicos.

Nesse caso tiveram que travar mais uma batalha, contra "pessoas" que tem o poder nas mãos e se acham capazes de julgar, generalizar e consequentemente agredir, aquelas pessoas usando como argumento que quem segura as portas dos trens é "marginal"

Falta mais do que educação, falta amor ao próximo e respeito pelas fardas que usam com o nome da empresa.

Falta de educação, não se limita em jogar papel no chão, varrer a sua calçada e jogar o lixo na do vizinho,parar com o cãozinho pra fazer as suas necessidades nas ruas e não recolher, falar alto, parar o carro com som no seu portão, fazer xixi nas ruas, mas também na forma de tratamento de uma pessoa para a outra.

É assustador, ver pessoas cultas e muitas vezes que conhecemos, terem atitudes de total destempero em uma situação adversa, ou agindo como se o mundo pertencesse a eles, provando que não sabem viver em sociedade.O que significa que nada tem a ver com falta de oportunidade, muito menos de classe social.

Só para exemplificar, pq todos os dias, em todos os lugares, em todos os meios vemos situações assim:

Outro dia me deparei com uma briga de transito em que a motorista com seu carro de luxo que quase bateu em um cruzamento com um "carro popular " onde uma mulher dirigia com duas crianças sentadas no banco de trás e, a madame passou a proferir vários palavrões, já que ao comprar seu carro luxuoso ela não recebeu um manual de boas maneiras.Talvez pq este ela deveria ter recebido sem nenhum custo de seus pais.

E o que falar de um pai que entra em luta corporal quando em uma partida de futebol, gostando de provocar todo mundo, não aceita dessa vez ao ser a "vitima" de provocações, resolve partir para cima do outro, e isso tudo na frente do filho.

E sobre aquelas famílias que viajam no fim de semana para uma localidade e ali deixam todo o lixo provocado por eles sem se importarem com os moradores do lugar? E questionados ainda zombam das pessoas?

Que educação é essa que estamos dando aos nossos filhos?Podemos culpar a televisão? A escola?Ou os pais que, por comodismo,falta de orientação ou de amor, desistem tão cedo da tarefa de educar ou dar seus melhores exemplos?

Cadê as palavras que deveriam fazer parte do nosso vocabulário, como bom dia, obrigado, me desculpa e com licença?
E algumas também esquecem que educação pela internet também é bem vinda, respondendo aos emails e mensagens pessoais

É chocante e assustador, pensar que isso pode evoluir, já que quando agimos diferente somos vistos como "peixes fora d'agua".Será que para muitos educação e respeito caiu em desuso?Ou a intolerância que vem acoplada com a falta de educação e que impera nos tempos atuais, podem receber o nome de estresse do dia-a-dia? Ou pior ainda, educação esta fora de moda?

Para refletir e indignar-se.Photobucket

2 comentários:

Anônimo disse...

Pior, e não existe uma luz no fim do túnel, tia, o negócio e rezar para afastar de nós certos tipos de pessoas.Adorei seu blog te amuuuu
Tati

Anônimo disse...

Vim hoje aqui e adorei seu blog clê
sobre o tema:t em gente que esqueceu que educação faz parte dos valores que sempre devem, ser estabelecidos entre nós.É o minimo.Beijo grande
Lucia

 
© Template Scrap Gerbera|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti