sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Transtorno de Personalidade Borderline


Os Borderlines ou fronteiriços ( ou ainda, limítrofes) são pessoas completamente instáveis emocionalmente. Pulam de uma emoção a outra em pouco tempo, são extremistas. Ou uma coisa é ótima ou é terrível. São muito imprevisíveis, afinal são 8 ou 80. São indecisos. São crianças em corpos de adulto. São carentes de atenção e nunca se dão por satisfeitos. Para eles, as pessoas nunca são carinho e atenção suficientes. Qualquer deslize ou imprevisto da pessoa 'objeto', a transforma em odiável. Mas se a pessoa logo retorna, torna-se maravilhosa, anulando o quadro anterior. Sentem-se facilmente odiados, rejeitados e magoados. Se acham que a pessoa 'objeto' se afasta um pouco ( real ou imaginadamente), podem ter reações de extrema fúria. Explodem sem pensar e se arrependem imediatamente. Vão do amor ao ódio em segundos.

Frequentemente, agridem verbalmente as pessoas mais amadas. Por causa dessa instabilidade, afastam, na maioria das vezes, a pessoa 'objeto'. Possuem um enorme medo do abandono ( real ou imaginado), fazem esforços desmedidos para que isso não aconteça,rapidamente trasnformam-se em doces e amáveis. São camaleões, transformam-se naquilo que a pessoa 'objeto' mais admira. São conhecidos por terem 'multipersonalidades'. Ao contrário dos sociopatas, os borderlines agem de forma inconsciente. Salvo apenas quando se esforçam a fim de evitar um possível abandono. Esse transtorno é o mais comum. Não tem cura, apenas tem controle. Os remédios não apresentam um nível significativo de melhora. A psicoterapia se mostra pouco eficaz. A ideação suicida é bastante comum nos borderlines. Sendo que, 10% dos limítrofes obtem sucesso. Cada tentativa que falha, diminui o risco de o borderline tentar novamente. Pelo menos 75%dos borderslines já tentaram suicídio. A automutilação é muito comum. Sendo o cutting ( ou cortes ) o mais frequente.


Psicopata Social

O PSICOPATA SOCIAL ,cuidado..eles estao por ai..

Charmosos e simpáticos; mentirosos e manipuladores. Os psicopatas não se importam de passar por cima de tudo e de todos para alcançar seus objetivos. Egocêntricos e narcisistas, eles não sentem remorso, muito menos culpa. Se algo ou alguém ameaça seus planos, tornam-se agressivos. São mestres em inverter o jogo, colocando-se no papel de vítimas. E estão sempre conscientes de todos os seus atos, pois, diferentemente do que ocorre em outras doenças mentais, os psicopatas não entram em delírio.

A psicopatia atinge cerca de 4% da população (3% de homens e 1% de mulheres), segundo a classificação americana de transtornos mentais. Sendo assim, um em cada 25 brasileiros enquadra-se nesse perfil. Mas isso não significa, é claro, que todos são assassinos em potencial.

Estudos coordenados por diversos pesquisadores, entre eles o psicólogo americano Randall T. Salekin, da Universidade do Alabama, indicam que, de fato, é comum que os psicopatas recorram à violência física e sexual. No entanto, a maioria dos psicopatas não é violenta. Alguns pesquisadores acreditam até que muitos sejam bem-sucedidos profissionalmente e ocupem posições de destaque na política, nos negócios ou nas artes.

O psicólogo Leonardo Fd Araujo, especialista em psicologia clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná, concedeu entrevista ao Comunicação On-line e fala mais sobre a psicopatia e os psicopatas.

O egocentrismo, a ausência de culpa e remorso, o excesso de razão e inexistência de emoção são as principais características. Os psicopatas fingem e mentem muito bem, e forjam o afeto. Além disso, há os prejuízos sociais causados por esse tipo de transtorno mental, tais como agressões, estupros e assassinatos. É preciso ressaltar que o psicopata sente prazer em cometer o mal, em conseguir concretizar o que ele almeja. O falsário sente um extremo prazer ao conseguir enganar alguém, assim como o estuprador sente o mesmo ao cometer um estupro. Quando o mal está feito, ele não se culpa e ainda procura cometer outros crimes contra outras vítimas.

O psicopata apresenta vários perfis. A grosso modo, existe o psicopata leve, moderado e grave. O psicopata leve é o conhecido “171”, aplica pequenos golpes e engana pessoas de bem. O moderado já se envolve de maneira mais contundente com as vítimas dos golpes, que quase sempre envolvem muitas pessoas e grandes somas em dinheiro. Já o psicopata grave, esse sim é o mais conhecido pelo público leigo. É o indivíduo que comete assassinatos a sangue frio, sejam em série ou não. Nos noticiários, infelizmente, volta e meia aparecem casos de assassinos e estupradores seriais, muitas vezes crimes com requintes de crueldade. O que os diferencia é a forma de agir. Uns sentem prazer no estupro, em torturar, outros em torturar e matar.

A psicopatia tem causa multifatorial. Há estudos que demonstram que psicopatas que tiveram uma infância repleta de violência e com uma família desestruturada, podem chegar a cometer crimes graves contra a vida. Ou seja, podem se tornar verdadeiros predadores sociais, causando sérios prejuízos à sociedade. Há também fatores genéticos, fatores próprios de cada indivíduo e fatores de ordem social que quando somados, podem levar à psicopatia.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Que mundo é este?

A pergunta é velha assim como as decepções.
Que mundo é este, em que as pessoas se deixam levar pelo pensamento coletivo.De moda e comportamento.
Que mundo é este em que me transformo em outra pessoa quando me encontro com os "fortes".
Que mundo é este, em que não me compadeço com o sofrimento do outro e até faço piada com ele.
Que mundo é este, que minhas prioridades sempre terão que sobressair.
Que mundo é este, que ser educado, cumprimentar. virou ser fora de moda, ultrapassado
Que mundo é este em que as riquezas materiais substituíram o brilho nos olhos.
Que ser rico é melhor que ter caráter.
Que mundo é este que ao me rebelar sobre o meio que fui criado, não tento mudar meu futuro, tendo novas e melhores ações.

Enganar é normal.Desmoralizar é comum.Tirar vantagem é tendência.Ofuscar o brilho do outro virou missão.Não olhar nos olhos, não se compadecer com os pequenos.Que mundo é este?

As vezes me sinto fora do contexto.As vezes acho que não sou daqui.
As vezes quero ser de outro lugar.

Não queria um mundo assim.Queria poder escolher.
Estar perto de pessoas puras e com bons sentimentos.
Mas me sobrou este mundo.
Este mundo de velhas atitudes

 
© Template Scrap Gerbera|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti