domingo, 31 de maio de 2009

“Pensar é transgredir”? Lya Luft

leia alguns trechos do texto que tem o mesmo nome do livro
*
“Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos - para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos.
*
…Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência:isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das aguas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante:”Parar pra pensar, nem pensar!”
*
…Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem superficial que nos pressiona tanto.
*
…Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações, corremos de um lado ao outro achando que somos grandes cunpridrores de rtarefa. Quando o primeiro dever seriad e vez enquando parar e analisar: Quem a gente é, o que fazemos com nossa vida, o tempo, os amores. E com as obrigaçõe também, é claro…
*
… Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesma e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar.
*
… Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e possibilidades de quem vai recendo a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem nosso pensamento que lhe confere ordem.
*
… Viver, como talvez morrer, é recriar-se: A vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientimente executada. Muitas vezes, ousada.
*
… Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada Sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.
*
… Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade de pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for.”

Nenhum comentário:

 
© Template Scrap Gerbera|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti